sexta-feira, 29 de abril de 2016

Kokedama: O que é e como fazer

Kokedama é uma forma de plantar onde o vaso é o musgo e a própria terra, que segura as raízes. Como tudo na cultura japonesa, essa é uma técnica que requer calma e paciência na elaboração, mas é bastante simples e o resultado enche nossos olhos.
Veja como fazer:





Você vai precisar de:
1 - mudas pequenas
2 - terra para bonsai e turfa
3 - musgo seco e musgo vivo
4 - barbante de algodão cru e linha de algodão verde

Prepare as mudas retirando de volta das raízes o máximo de terra possível. As raízes ficarão aparentes. Faça isso com muito carinho e cuidado.


Envolva as raízes com o musgo seco e amarre sem apertar com o barbante de algodão. O musgo seco funcionará como um hidratante, pois possui grande capacidade de reter água, mantendo as raízes úmidas.



Misture as partes de turfa e terra de bonsai na seguinte proporção 7 partes de turfa para 3 de terra. Vá adicionando água aos poucos para formar uma pasta não muito úmida mas que não se quebre ao ser moldada.
Em seguida modele bolas com a massa de terra não muito grandes, mas com tamanho suficiente para abrigar suas mudas. Reserve.


Pegue as bolas de terra reservadas, faça furos bem no centro delas e coloque neles as mudas já envolvidas no musgo. Todas as raízes e o musgo deverão ficar cobertos pela terra.




Para terminar envolva a bola de terra com o musgo vivo e fixe com linha de algodão verde o suficiente para manter o musgo no lugar.


Depois disso você pode pendurar seu kokedama ou mesmo colocar sobre um prato ou um suporte bem minimalista ao estilo japonês. O importante é valorizar o vaso de terra e musgo.





13 comentários: