sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

5 sinais de que a folhagem do seu jardim precisa de adubo


Um jardim completo conta com os mais diversos componentes: grama, flores, frutíferas, folhagem, etc. Quem sofre com pouco espaço pode reduzir a variedade de plantas; já quem tem espaço de sobra consegue fazer a festa na hora de planejar o seu jardim. Mas uma planta que costuma ser bastante democrática — com opções tanto para espaços pequenos quanto para jardins mais amplos — é a folhagem.
Com bastante variedade, as folhagens conferem ao espaço um toque de charme e sofisticação, além de turbinar ainda mais o verde do jardim. Mas, assim como todas as outras plantas, elas precisam também de cuidados. No caso da nutrição, é extremamente importante ficar atento, já que a falta de nutrientes pode causar estragos rapidamente visíveis na folhagem do seu jardim.
Mas como identificar a falta de nutrição adequada? Quais sinais as minhas folhagens estão me dando de que precisam de uma adubação eficiente? Confira abaixo:

1) Amarelamento





Um dos maiores sinais é, de fato, a mudança na coloração das folhas. Quando essas partes perdem o verde natural e vistoso, dando lugar a um amarelo pobre e doente, é hora de pensar na adubação. Porém, há duas maneiras nas quais o problema pode aparecer:

Se as folhas novas estiverem amareladas

Quando as folhas mais jovens, que nasceram há pouco tempo, começam a perder cor e ficar amareladas, é sinal de que falta enxofre (S). Presente no grupo dos macronutrientes, esse elemento é responsável pela formação de aminoácidos e participa dos processos metabólicos da fotossíntese.

Se as folhas velhas estiverem amareladas

Quando o amarelo atinge as folhas mais velhas, que já estão ali há mais tempo, é hora de focar no fornecimento de nitrogênio (N). Este elemento é extremamente importante para muitas etapas do desenvolvimento das plantas, o que inclui a fotossíntese, a absorção de outros nutrientes, o crescimento vegetal, a respiração, desenvolvimento e atividade das raízes, etc. Ou seja, deixar faltar este nutriente é comprometer a saúde da folhagem em diversos níveis.

2) Folhas novas não se desenvolvem

Considerando que o nitrogênio (N) compromete alguns dos processos mais importantes do desenvolvimento das plantas, quando as folhas novas das suas folhagens não se desenvolvem, a deficiência possivelmente é desse nutriente. Se você percebe que as folhagens mais novas do seu jardim custam a crescer, levando mais tempo do que o habitual, atente-se à nutrição com nitrogênio.

3) As folhas estão queimadas

Quando as folhas apresentam um aspecto queimado, os motivos podem ser diversos. Podem causar queimaduras nas plantas: rega com água inadequada, com altos níveis de minerais; intoxicação por excesso de sais minerais em decorrência de adubação exagerada e luz solar em excesso.
No entanto, folhagens queimadas também podem ser sinal de carência de potássio (K), que também pode causar florescimento pobre. Esse nutriente está presente no processo de fotossíntese e de produção de carboidratos, além de estar relacionado às reações enzimáticas.

4) As folhas estão enrolando


Esse é um sinal bastante nítido e que, por isso, quase nunca passa despercebido. Quando as folhas começam a se enrolar, a ausência é de cálcio (Ca). Responsável pela estrutura da planta, uma folha com boas quantidades de cálcio se torna resistente o suficiente ao ataque de pragas, por exemplo.

5) As folhas estão muito escuras





Quando o assunto é a coloração das plantas, o ideal é o equilíbrio: nem muito escura nem muito clara. Quando a folha está escura demais — quase em tom de marrom, por exemplo —, pode haver deficiência de nutrientes. O principal elemento que, quando em falta, causa esse tipo de sintoma é o fósforo (P). A maior função do nutriente é transformar a energia solar em elementos úteis e necessários à planta.

Sua planta apresenta algum desses sinais? Um bom fertilizante, nas doses adequadas, pode fazer toda a diferença nas suas folhagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário