segunda-feira, 4 de abril de 2016

12 IDEIAS PARA UTILIZAR O LIMÃO COMO PRODUTO DE LIMPEZA (ECOLÓGICO)

Saboroso e aromático, o limão tem ainda, graças à sua acidez, um poder de limpeza eficaz e duradouro,
Veja como usar:


1 - Dê brilho aos metais: cobre, latão e cromo são metais que neutralizam o efeito de polidores químicos, mas podem ganhar muito com a ação do limão. Para potencializar o resultado, experimente colocar um pouco de sal em cima de meio limão. Os grãos de sal farão uma espécie de esfoliação na superfície e darão mais brilho.

2 - Lavar louças: para intensificar o poder desengordurante de um típico sabão de lavar prato, acrescente-lhe 1 colher de chã de suco de limão.


3 - Recipientes de plástico: para limpar a fundo e retirar toda a gordura que por vezes fica acumulada nos recipientes de plástico, esfregue suco de limão sobre a parte suja, deixe secar ao sol e depois lave como habitualmente.


4 - Tábuas de cortar: para assegurar uma limpeza ecológica das tábuas de cortar – em plástico ou madeira – corte um limão a meio e esfregue uma dessas metades em toda a extensão da tábua, deixe repousar durante 20 minutos e depois passe por água.


5 - Bancadas: para uma limpeza profunda das bancadas da cozinha e da casa de banho/banheiro, mergulhe metade de um limão em bicarbonato de sódio e esfregue as mesmas; limpe com um pano úmido e seque bem. Este preparado não deve ser utilizado em superfícies delicadas, caso do mármore, alguns tipos de pedra e aço inoxidável.


6 - Torneiras: para devolver às torneiras da cozinha e casas de banho/banheiros o seu brilho natural, esfregue um pouco de suco de limão sobre as mesmas e deixe atuar durante a noite. Na manhã seguinte, retire com um pano úmido e seque.


7 - Na lavanderia: para tornar a sua roupa branca ainda mais luminosa, adicione ½ copo de suco de limão à máquina de lavar roupa, no ciclo de enxaguamento.


8 - Alcance lugares difíceis: Prepare uma pasta com borato de sódio e suco de limão. Com o auxílio de uma escova de dente, use a mistura para esfregar azulejos e quaisquer outras partes difíceis de alcançar.


9 - Caixote do lixo: espremer algumas gotas de limão dentro do caixote do lixo é o suficiente para refrescá-lo e deixá-lo a cheirar bem entre lavagens.


10 - Vidros: uma das formas mais verdes de limpar vidros é misturar 1,5 litros de água com 2 colheres de sopa de suco de limão, pulverizar e limpar as janelas com recurso a jornais velhos.


11 - Limpe o forno de microondas: é comum que o cheiro de alguns alimentos - como pipoca, pizza ou lasanha - fique impregnado no forno de microondas. Para eliminar esses odores, a dica é cortar fatias finíssimas de limão e colocar em vasilha compatível com o forno. Depois, encha com água quente, coloque no microondas e aqueça por um minuto em alta potencia. As propriedade antimicrobiana da fruta esterilizarão o aparelho e a umidade da água ajudará a soltar restos de alimentos. Após isso, basta limpar com um pano úmido.


12 - Mãos cheirosas: depois de mexer com peixes crus, alho ou outros alimentos que deixam um forte odor nas mãos, esfregue-as com um pouco de sumo de limão para neutralizar o cheiro.

Atenção: O suco de limão referido no artigo é o liquido puro obtido quando se espreme a fruta.
Depois de utilizar o limão, lave bem as mãos com água e sabonete, isso evita manchas e queimaduras na pele quando você se expuser ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário