segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Truques para enxertar árvores de frutas de uma forma simples e na altura certa

Você sabe o que é a enxertia? Esse método consiste no cruzamento de duas plantas distintas, com o objetivo de criar uma planta que possui as melhores de ambas.
Esse método pode ser feito no seu próprio jardim. Imagine que você possui uma árvore de maçãs com um estrutura frágil, mas que dá frutos maravilhosos e uma macieira resistente com frutos não tão bons. Essas duas plantas podem ser enxertadas para dar vida a uma nova árvore resistente e com maçãs deliciosas.


Se quiser começar a aplicar essa técnica, você vai precisar de um pouco de fita adesiva e de tesouras para jardinagem.
Quem nunca fez isso antes, deve usar o método de enxertia em forma de T. Para além de ser a mais comum entre os fazendeiros, é também a mais simples de realizar. Normalmente, a melhor altura para fazer enxertos é na primavera. Nessa maravilhosa estação, as cascas possuem uma camada interna muito mais suave.
A primeira coisa que devemos fazer é realizar o corte na planta que vai ser enxertada. Você deve fazer um corte muito profundo, para que ele chegue até a camada interna da casca (a que possui uma cor verde bastante viva).


Em seguida, faça um corte na casca da árvore hóspede, em forma de T como mencionamos acima. Depois disso, o enxerto deve ser adicionado à planta hóspede. Quando fizer isso, envolva o ramo em fita adesiva, para que ambas as partes fiquem bem presas e seguras.
Agora, com o passar do tempo, o corte vai “sarar” e ambas as plantas vão se unir. Quando isso acontecer, você pode remover a fita e voilá! O enxerto está pronto… agora é esperar que a árvore dê seus próprios frutos. Veja abaixo a imagem de todo o processo que explicamos.


A enxertia se baseia na capacidade que as plantas possuem em curar suas feridas, ou seja, os cortes. Isso acontece graças à troca de um tecido está localizado entre os círculos da madeira e da casca, que é o responsável pela cura e dá origem ao sucesso do enxerto.
Você já conhecia essa técnica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário