sábado, 17 de fevereiro de 2018

20 IDEIAS PARA MONTAR A SUA HORTA EM CASA

No jardim, no beiral da janela ou em um vasinho: não importa! Temperar a comida com ervas colhidas na sua casa não tem preço. Veja exemplos de hortas e inspire-se para criar a sua



1. Essa dica é boa para ter em casa e dar de lembrança: mini-horta portátil de ervas plantadas em canecas.


2. Para montar a sua horta em casa, experimente plantar em latas de chá. O parapeito da janela é o lugar ideal, se receber a visita do sol por algumas horas. Hortelãmanjericão e minirrosas são espécies que se adaptam.


03. Cada espécie tem crescimento e necessidades diferentes. A alface, por exemplo, precisa de 20 cm de distância entre cada muda.


04. O vasinho com ervas pode servir até de arranjo para a mesa. Aqui, ele está embrulhado com um pedaço de tecido para dar bossa. 


05 . Na varanda gourmet, com horta e madeira de demolição, dá a sensação de estar em uma casa rústica. Ficou muito aconchegante!


06 . No lugar de tijolo, o buxinho podado delimita o espaço para os temperos.


07. Jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas. Da esquerda para a direita: manjericão, cebolinha, orégano, tomilho, alecrim e sálvia.


08. Dá para fazer uma horta incrível na varanda. Os vasos de arenito carregam ervas e temperos de diferentes alturas. São eles: alecrim, manjericão-roxo, manjericão-italiano, salsinha, salsão e cebolinha. Nos vasos de terracota, pitangueira (em primeiro plano), jabuticabeira e romãzeira (ambas ao fundo).


09. O espaço é curto? Aposte em vasos de cerâmica. Aqui as espécies escolhidas foram capim-limão e variedades de pimenta. Ficam próximas à parede forrada de unha-de-gato.


10. No corredor, as toras de eucalipto fixadas na parede sustentam minivasos de alumínio com ervas e temperos. Leves, esses vasos são ideais para serem pendurados. Na composição, aparecem no tom original ou pintados de vermelho e azul.


11. Canto gourmet no jardim: salsinha, cebolinha, hortelã e manjericão em vasos de cimento com 1,10 m de altura.


12. A moradora aproveitou a estrutura de ferro da janela para instalar as floreiras de plástico com hortelã, tomilho, cebolinha e outros temperos, que recebem o sol da manhã.


13. A horta organizada com vasos de barro e madeira cumaru fica na varanda de um apartamento. 


14. O canteiro de tijolos atende ao pedido da moradora, que queria uma horta no jardim com 40 cm de altura - o que facilita no manuseio dos temperos.


15 . Aqui, manjericão, alecrim e pimenta em um cocho de madeira rústica.


16. Esta horta foi toda montada em vasos. Ela fica na varanda de um apartamento e tem como apoio um aparador de madeira.


17. Além de pérgola sobre a mesa e banco para relaxar, este quintal dos sonhos tem uma horta limitada por tijolos.


18. Vasos pequenos e coloridos, cheios de ervas frescas, também podem decorar a cozinha.


19. Para receber melhor as visitas, a moradora providenciou o banco de peroba-rosa, que também assume a função de guarda-corpo. Na grade antiga, floreiras de latão acomodam ervas e temperos.


20. Um cantinho do terraço virou horta. Foi projetada uma caixa elevada em L para facilitar o manuseio.

Um comentário: