terça-feira, 24 de outubro de 2017

6 Dicas irresistíveis para atrair passarinhos no jardim


Um jardim é um pequeno ecossistema, uma ilha de natureza em meio à selva de pedra dos grandes centros urbanos.
Eles nos proporcionam momentos de relaxamento, de se conectar com a natureza e se desintoxicar das energias da cidade. Da mesma forma, essas ilhas funcionam para as pequenas aves silvestres que vem nos alegrar com seu canto e suas cores.
Nós podemos proporcionar a eles ambientes agradáveis, onde possam vir se alimentar, descansar e viver. Em troca, nosso jardim ganha novos movimentos, cores e sons maravilhosos...
Para atraí-las, ofereço 6 dicas simples de implementar, que não precisam de aparatos caros e que muitas vezes você mesmo pode fazer, bem ao estilo “Faça você mesmo”.Vamos lá?

1. Plante espécies atrativas:



Antes de qualquer coisa, pense em adquirir e privilegiar um ambiente natural, com espécies de plantas que são atrativas aos passarinhos, seja por oferecerem alimento, seja por oferecerem abrigo. Um jardim sem frutas e flores pode até ser um local de descanso, mas pode ser muito mais com plantas frutíferas.

2. Ofereça alimento:



O ideal é que se pesquise sobre as espécies que se deseje atrair e ofereça alimentos que fazem parte do cardápio natural. 
Passarinhos preferem frutas frescas e sementes inteiras, que são mais nutritivas e saborosas.




3. Construa ninhos:


Ninhos artificiais, além de servirem para refúgio, descanso e reprodução das aves, ainda acrescentam um charme delicado ao jardim. Compre ninhos prontos ou construa seus próprios ninhos, cuidando para que tenham tamanho interno adequado, assim como o orifício de entrada. 



4. Ofereça água:


A água servirá tanto para matar a sede, quanto para os divertidos banhos que os passarinhos gostam de tomar no calor. Mas lembre-se de manter a água sempre limpa e fresca, evitando a disseminação de doenças entre as pequenas aves.

5. Ofereça areia:



Muitos passarinhos gostam de tomar banhos de areia, que ajudam a eliminar os parasitas. Além disso eles precisam ingerir alguns grânulos regularmente. Estes grãos de areia se alojam na moela, um órgão especial, que ajuda a quebrar e descascar sementes duras, facilitando a sua digestão. 

6. Cuidado com os perigos!


Grandes janelas envidraçadas, assim como estufas, sacadas e outras estruturas revestidas com vidro, são responsáveis por matar milhões de passarinhos todos os anos.
Atente para este fato e cole adesivos, instale telas ou de alguma forma descaracterize o local como de passagem.
...

Outro grande inimigo das pequenas aves silvestres são os gatos domésticos. Assim, se você tiver os felinos peludos em casa ou na vizinhança, cuide para que os atrativos para os pássaros estejam fora do seu alcance.
...

Por fim, tenha paciência. Os passarinhos não surgem da noite para o dia. São animais silvestres e muito ariscos na maioria das vezes. Eles vão aos poucos descobrindo e aprendendo sobre os novos lugares legais para um lanchinho ou descanso. Vá enriquecendo o seu jardim e quando você menos esperar eles estarão à sua vista, para serem admirados em todo seu esplendor.

Um comentário:

  1. AGRADAVÉL MTO BOM ESTES DEMOSTRAÇÕES FK BM FLZ POR NUS TRAZER ESSES INFORMAÇÕES P/C/ O BM DOS PASSAROS ABÇS ???!!

    ResponderExcluir