sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Quarto Montessoriano: Saiba como fazer!

Um quarto montessoriano é mais do que uma decoração diferente, pois traz elementos específicos para promover o desenvolvimento, a liberdade e a autonomia dos pequenos. Geralmente, alguns elementos são encontrados nesse tipo de quarto: cama baixa (ou somente colchão); brinquedos, livros, objetos, quadrinhos e espelho no campo de visão da criança e que possam ser facilmente alcançados.



Selecionei 10 fotos de quartos nessa linha montessoriana para inspirar vocês. Vejam só:

Cama baixa
Cama baixinha ou colchão quase no chão. Nesse caso foi usada uma estrutura de madeira para delimitar o ambiente da cama, fazendo referência à uma casinha. Brinquedos ao alcance da criança.


Quadrinhos
Além dos brinquedos ao alcance, o que achei legal dessa proposta foi colocar quadrinhos numa altura para o bebê poder se aproximar e observar os desenhos. Ao invés de insetos, poderiam ser diferentes bichinhos (gato, cachorro, pato…) ou até fotos da família.


Guarda-roupa
O interessante aqui é observar que o menino pode pegar e escolher as roupinhas que ficam penduradas na sua altura.



Colorido
Qual criança não gostaria de ter um quarto colorido desses? Adorei o adesivo da árvore, a prateleira de livros, as almofadas e os desenhos na parede.



Tudo ao alcance
Esse projeto mostra claramente a proposta montessoriana de promover a autonomia das crianças: cama baixa, estante em forma de nichos para os pequenos alcançarem os brinquedos; desenhos pendurados; mesa e cadeira infantis.



Parede interativa
Gostei da ideia de aproveitar a parede do quarto para proporcionar interatividade, como esta estante de livros e a parede com pintura magnética para a criança colocar imãs.



Espelho, espelho meu!
O espelho horizontal é parte fundamental no quarto montessoriano porque estimula o autoconhecimento e descobertas. Quando a criança estiver andando bem você pode colocá-lo na vertical.



Conforto e segurança
Se você estiver pensando em criar um ambiente desses para seu filhote, vale lembrar que é importante tomar cuidado com itens de segurança e conforto, principalmente se seu filho ainda for um bebê: coloque um tapete para protegê-lo do frio; esconda tomadas; não deixe objetos pequenos no quarto; fixe bem o espelho na parede para não cair. 



EquilíbrioPara finalizar, essa foto mostra bem a ideia de um quarto montessoriano: prateleiras e cama baixas, espelho, tapete confortável, roupas ao alcance da criança, mesa e cadeira infantil, bandeirinhas.



Fonte: Mamãe Prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário