domingo, 8 de outubro de 2017

Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

Por ser um espaço pequeno na maioria dos imóveis, é um desafio manter a lavanderia organizada e com espaço otimizado. No ambiente são mantidos muitos utensílios, como máquina de lavar, tábua de passar e produtos de limpeza. Além disso, é para a área de serviço que vão os itens da casa que não têm locais definidos.
Separamos 15 dicas rápidas para você organizar este ambiente e fazer dele um espaço onde seja possível realizar todas as tarefas de maneira eficaz.



1. Opte por revestimentos em cores claras, fáceis de limpar;


2. A iluminação deve receber atenção especial para deixar o local mais arejado, seja elétrica ou natural;



3. Os cestos devem ser organizados para receber roupas específicas e devem ficar sempre no mesmo local para ficar fácil de identificá-los na hora da lavagem. Se possível, use um cesto só para as roupas coloridas e outro somente para as peças brancas. As roupas para passar podem ficar nos cestos dentro dos armários.



4. Também é possível organizar as roupas para lavar em categorias usando carrinhos com três divisórias. Este tipo de separação contribui para que o ambiente fique arrumado e agiliza o trabalho na hora da lavagem;



5. Se sua lavanderia é muito pequena, opte por cestos dobráveis feitos de tecido e com puxadores de metal para armazenar roupas sujas ou que precisam ser passadas. Elas são uma boa opção, pois podem ser guardadas dentro dos armários quando não estão sendo usadas.



6. Se possível, faça uma bancada de granito ou inox com tanque embutido no local. No espaço que ficará abaixo dela, também pode ser feito um armário para guardar outros objetos de limpeza.



7. Máquinas do tipo lava & seca com abertura frontal otimizam o espaço e podem ser colocadas abaixo ou acima da bancada.



8. Varais de teto não podem faltar em lavanderias pequenas, pois eles deixam as paredes livres para a colocação de armários;



9. Tábuas de passar roupas retráteis também são  indicadas, pois elas ocupam pouco espaço;



10. Produtos de limpeza, rodos, vassouras e escadas dobráveis devem ser guardados em armários estreitos e altos.



11. Opte pelas gavetas prontas, caso tenha armários de sobra. Este espaço é ótimo para guardar materiais de limpeza. É importante reservar uma gaveta também para os produtos já abertos.



12. Aspiradores de pó, baldes, bacias e objetos de médio porte devem ser guardados em armários mais profundos;



13.Reserve um espaço com varal de cabides para acomodar roupas previamente secas ou já passadas, antes de serem guardadas nos armários.



14. Há pessoas que guardam os sapatos na área de serviço para que eles recebam ventilação. Neste caso, indica-se a colocação de uma ou mais sapateiras no local. Elas podem ser instaladas atrás da porta.

15. Estantes e prateleiras são excelentes opções para manter a área de serviço arrumada. Existem vários modelos prontos no mercado que podem auxiliar na organização do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário